Laura Munuera -  Designer de Sobrancelhas
FITNESS
FITNESS

Corra para fazer exercícios, já!

Sempre culpamos algo ou alguém. ‘Não vou para a academia porque me sinto mal por estar fora do peso’, ‘Porque detesto musculação’, ‘Me sinto um peixe fora da água’… Chega! Selecionamos alguns dos benefícios da atividade física e lugares em que você pode se exercitar com prazer, sentindo-se à vontade.


Mas, calma!

Ao iniciar o exercício, você deve fazer uma série de exames para verificar como anda seu corpo. Daí, já aproveita para saber se tudo está bem. A cardiologista Maristela Queiroz da Córpu Clínica alerta para a importância de uma avaliação médica.

“Geralmente pedimos exames laboratoriais que apontem como está o corpo como um todo, tomando cuidado também em avaliar a performance cardíaca durante o esforço, como uma esteira, por exemplo”.

Motivos para começar já a se exercitar

O corpo pede. “Nosso corpo foi desenvolvido para estar em constante MOVIMENTO. Mesmo quando estamos sentados ou deitados, por exemplo, nossos músculos trabalham para nos manter estáticos. Logo, nunca estamos parados.

“Exercitar-se com regularidade e acompanhamento é um ato preventivo a doenças e de amor próprio”, fala Daniele Kallas, professora de Educação Física e sócia-diretora da ECOS – Educação Corporal e Saúde.

A ingestão de líquidos e vitaminas das frutas e verduras também contribui para o pacote de benefícios do emagrecimento: pele, cabelo e unhas ganham força. As roupas caem melhor, a CONFIANÇA aumenta e há considerável melhora na autoestima.

De acordo com Alfredo Halpern, Chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da USP, os benefícios compensam demais. “Reduzir de cinco a dez por cento o peso inicial do paciente melhora os índices glicêmicos, reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol, evitando doenças”.

 “Estima-se que hoje há pelo menos um sedentário em cada família brasileira”, declara Patrícia Castellar Pirozzi, especialista da área de Fitness e executiva da Triathon Academia. Segundo uma pesquisa coordenada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e realizada pela Toledo & Associados, revelou que apenas 38% da população brasileira pratica exercícios físicos.

Malhar reduz a possibilidade de ter câncer. “Diversos trabalhos científicos vêm relacionando a maior incidência do aparecimento de câncer entre as pessoas obesas, alertando-nos sobre a possibilidade da obesidade ser um possível fator causal para a ocorrência de doenças malignas”, afirma Ellen Simone Paiva, endocrinologista e diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a previsão até 2010 é de que a doença cardíaca será a principal causa de óbito nos países desenvolvidos, portanto, nada de estar acima do peso e fazer parte da estatística ruim.

Opções para todos os gostos
 
Para quem não tem tempo
Você corre muito ou simplesmente detesta passar muito tempo na academia? Matricule-se em uma que ofereça treino rápido e com resultado, como por exemplo, a BioRitmo. A rede é pioneira no programa Face to Face em que o aluno treina três vezes por semana por apenas trinta minutos, e em 45 dias comprova os resultados. Pronto! Sem desculpas, você sai do sedentarismo e ganha novas formas.

Quer um empurrãozinho?
Se pra sair do sofá você precisa de um atrativo a mais, procure um local que ofereça atividade física e serviços de estética.

Estica e puxa
Trabalhar bem os músculos e a postura, sem quase nem sentir. O pilates é o queridinho das famosas e essa fama não é à toa. Por isso, a Pilates StudioFit reúne os melhores aparelhos para atender os clientes e garantir resultados.
  
Do iniciante ao avançado, os grupos de aulas não passam de 5 pessoas e também podem ser agendadas aulas individuais.

Só para elas
Para quem se sente mal ao ficar suando na frente dos homens, existem as academias especializadas só para mulheres. Assim, você se sente mais à vontade e pode malhar sem se preocupar muito com quem está ao lado. Essa opção acontece na Contours Express, rede americana de academias
que oferece um método dinâmico: a mescla de exercícios aeróbicos com equipamentos de musculação exclusivos e concebidos especialmente para o corpo FEMININO.

 
Dança de salão para divertir
A Competition lança uma nova aula: Dança de Salão que prioriza coordenação motora e, de quebra, queima de calorias. Tudo é colocado em prática. “Os alunos realmente se empenham em aprender os passos. É uma aula descontraída na qual o estresse é deixado de lado e a alegria da dança toma conta da sala”, conta o professor Nilton César de Paula. Você pode queimar cerca de 250 a 350 kcal por aula.

Relaxamento e postura
A modalidade faz sucesso e gera curiosidade entre os praticantes. Sim, é a Yoga com Bola. “O objetivo dessa prática é o desenvolvimento integral do aluno: físico, emocional e mental”, explica a personal Bartira Elia, da First Personal Studio. Na aula a professora utiliza permanências nas posições e,
para não sobrecarregar o corpo, há exercícios de relaxamento entre as séries. É uma opção para corrigir a postura e levar uma vida mais saudável.

PERGUNTAMOS PARA VOCÊ

Unimos três especialistas e fizemos perguntas que você sempre quis saber, mas nunca teve coragem…

Por que algumas pessoas emagrecem com facilidade e outras não? Claro que a resposta é um tanto óbvia já que cada pessoa tem um metabolismo diferente, mas há outro vilão por trás dessa pergunta que costumamos não enxergar. Muitas vezes as pessoas não prestam atenção no que estão comendo, e beliscos que parecem inocentes podem ser o ponto chave da questão.

“O beliscar pode ser recheado de uma bolachinha, um pedacinho de alguma coisa como um bolo, um chocolatinho, etc. Você percebeu que está tudo no diminutivo? É de pedacinho em pedacinho, que ao final do dia dá um montão de calorias e deixa a sensação de que se comeu pouco até porque não saciou a fome, prejudicando a perda de peso”, ensina o endocrinologista Filippo Pedrinola.

Observe e tente anotar todos os pouquinhos que você comeu durante o dia. Ao final você poderá se surpreender e entender porque não perde peso com facilidade.

Por que temos uma preguiça imensa de ir à academia?
O estresse do dia a dia pode explicar porque às vezes temos preguiça em
fazer atividade física. Não é incomum a pessoa trabalhar o dia inteiro, demorar mais de uma hora no trânsito para voltar para casa e chegar com a sensação de esgotamento físico e psíquico em que só sobra energia para deitar no sofá e assistir TV.

“Outro fator relevante é o fato de muitas vezes as pessoas não associarem a atividade física com prazer. No momento que a pessoa entra no ritmo de atividade física diária, um dia sem exercício já é capaz de fazer diferença”, ressalta o neurologista Ricardo Teixeira.

Por que nunca estamos contentes com nosso corpo?
Para a nutricionista Daniela Guimarães, a mulher brasileira é extremamente exigente com relação à autoestima.

“Acredito que isso faz parte da nossa cultura, mas precisamos ter entendimento para saber diferenciar o excesso de peso que prejudica a saúde e a vaidade excessiva ou obsessão, como quando queremos perder
alguns quilinhos que ganhamos nas férias, por exemplo.”

Selecionamos os erros mais comuns na hora de perder peso, que você não pode cometer!

Pensar a curto prazo
Não adianta querer operar um milagre. “Para melhorar sua condição física você precisa de um plano a longo prazo, perda de peso ou ganho de massa muscular num espaço curto de tempo são ganhos que não se mantêm”, ensina Luciano D’Elia, preparador físico e proprietário da Academia Perform.

Pular o café da manhã
Quando a pessoa não se alimenta, a tendência do organismo é deixar o metabolismo mais lento como uma forma de se precaver. “Em geral, as pessoas que costumam fazer o café da manhã ingerem mais micronutrientes e menores porcentagens de calorias provenientes de gorduras. Ainda, se alimentando ao acordar, você reduz a fome mais tarde e evita exageros”, ensina a nutricionista Cinthya Maggi.

Comer errado
Se engana quem acha que ficar sem comer ou comer sem controle (sem horário) faz a pessoa emagrecer. Sem alimentação adequada não se chega a lugar algum! Todo tipo de dieta deve ser orientada por um especialista e acompanhada, sempre.

GOSTOU ? deixe seu comentário e indique este site

bjos

Laura Munuera

Votação
Qual música acha que combina com meu site ?
Romantica
Instrumental
Gospel
Infantil
Ver Resultados

Rating: 3.4/5 (229 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com